terça-feira, 29 de março de 2011

VOCÊ, CARREGA A CRUZ VOLUNTARIAMENTE OU POR OBRIGAÇÃO?

Infelizmente, muitas pessoas hoje em dia, ainda agem de forma obrigada. Pensávamos que o tempo de sermos obrigados por nossos pais para ir para a Igreja havia passado, porém, engano nosso. Muitas pessoas ainda carregam a Cruz por obrigação ou por mero luxo, por status ou para chamar a atenção.

Quando lemos a Bíblia, nos evangelhos de Marcos e Lucas, quase não nos é perceptível a citação do nome de Simão, o cireneu. Este Simão é o que ajudou Jesus a carregar a cruz. E perguntamos então: porque, alguém que veio a ajudar o mestre a carregar aquela pesada cruz, não é muito falado.

A razão principal está na pergunta deste tópico, ao qual Simão, não foi de boa vontade ajudar a Jesus, pois aquilo não era seu objetivo e ele não era seguidor de Jesus. Ele foi, porque foi obrigado pelos soldados romanos.

Às vezes, agimos assim, por obrigação. Dessa forma, muitas vezes deixamos de ser uma bênção na vida dos que nos cercam.

Temos que agir como voluntários, sempre prontos a sermos úteis na obra e no reino de Deus. Ser voluntário quer dizer abnegação ("Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz." - Mt 16.24).

Ser voluntário também significa ser seguidor e ter suprema devoção: "Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discipulo." Lc 14:26

Enfim, você que está disposto a servir a Jesus, tem que renunciar aos prazeres deste mundo e viver uma vida voltada não aos seus próprios interesses, mas uma vida voltada ao próximo, uma vida de servo temente e obediente a Deus.

Ao final desta reflexão, deixo 3 versículos para meditação:

- "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos." Jo 8.31
- "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." Jo 13:35
- "Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." Lc 14:33

Que Deus os abençoe hoje e sempre!

Israel Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário